O natal e as compras!!!!
É impossível uma pessoa ficar indiferente ao natal, especialmente quando precisamos de comprar qualquer coisa e nos metemos num shopping. É um teste à paciência e à capacidade de sofrimento das pessoas. Há uns anos li numa revista que os níveis de ansiedade dos homens quando vão para shoppings, (aqueles que não gostam de ir, claro está) é igual ao nível de ansiedade registado em soldados antes de ir para zonas de combate. Bem, não sei será sempre assim, mas no natal e nos saldos é com certeza. Eu comparo uma ida a um shopping a poucos dias do natal, especialmente se for para as compras de natal, a um jogo de rugby. Há de tudo, desde encontrões, pisadelas, cotoveladas e atropelamentos, ao gingar por entre as pessoas que por ali andam em autenticas multidões com acessos de raiva consumista, em que todos se tentam despachar e todos se vão atrapalhando uns aos outros. Especialmente quando aparece um grupo de idosos à nossa frente. Não é que tenha alguma coisa contra idosos, mas às vezes dá para desesperar. Tal como na estrada a sua marcha é mais do que lenta e parecem localizar-se nos locais estratégicos onde causam mais confusão. Ultrapassa-los é complicado, pois vem sempre uma multidão do outro lado numa correria parecendo um bando de gnus em migração para o serenguethi. Se encontram amigos, param e ficam em rodinha a conversar, ocupando meio corredor, ficando muito incomodados pelos encontrões da multidão afunilada a tentar passar. Talvez a inclusão de faixas de rodagem e rotundas não será má ideia para ser mais fácil a circulação nestes espaços comerciais. As pessoas comportam-se como autênticos animais em fúria, como se tivessem sido envenenadas e o antídoto estivesse do outro lado do shopping na zara ou noutra lojeca qualquer. (Dando mais um dado estatístico) Portugal é o país que possui mais grandes superfícies comerciais per capita da Europa, (estas coisas sempre dão um ar mais sério à coisa) não posso deixar de imaginar como será noutros países em que há menos shoppings em proporção com as pessoas que lá habitam, devem andar uns por cima dos outros, deve haver chapadas, murros, tiroteio… enfim, tudo e mais alguma coisa.
Ou serão os portugueses que têm a mania dos shoppings?!?!? Deve ser mais isso, acho que em mais nenhum país do mundo se vê famílias inteiras com o seu fato de treino brilhante, 100% poliéster, com a família toda a condizer a ir para os shoppings “passear”. O tuga é lixado! Com o natal ainda mais lixado fica… da carteira e da paciência!
Para o ano proponho dar férias ao velhote, deixa-lo cortar as barbas e ir para as Bahamas apanhar banhos de sol e engatar garinas. Mandar o natal para as malvas e apenas aproveitar o feriado. Daqui a uns anos quando se chegasse ao 25 de Dezembro, fazia-se a mesma pergunta, que se faz num qualquer 5 de Outubro, ou 10 de Junho, “Hoje porque é que é feriado?” e pronto acabava-se com esta confusão toda!!! Fácil, não é?
1 Comments:
Realmente a verdadeira essencia do Natal perdeu-se... o Natal é realmente aquela triste figura do tuga quase á porrada para passar duma ponta do centro comercial, para a outra ponta... uma percurso em que não se ve nada nem ninguem, é SEMPRE EM FRENTE!!! Eu fujo dos centros comerciais nesta época, e quando é mm necessário essa ideia das rotundas e dos semaforos não me parece mal, e com multa caso houvesse desrespeito pelo sinal de "transito"!!!!!!!!!!!!!!!
BEIJOKAs***
MAFI*
PS: kerias 1 comentário n era??!!
1:35 da tarde
Enviar um comentário
<< Home